segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O Porquinho Mealheiro

Há algum tempo que ando à procura de um porquinho mealheiro para ter aqui em casa. Mas não tenho encontrado nada ao meu gosto. 

Mesmo assim, lembrei-me de pesquisar o porquê do mealheiro ser um porco. Existem várias versões, mas a que eu achei mais coerente foi a seguinte:

A origem do porquinho mealheiro vem de há muito tempo atrás, quando as pessoas guardavam o seu próprio dinheiro em casa. Durante a idade média, em Inglaterra, as pessoas usavam potes e pratos feitos de um material cor-de-laranja barato chamado "pygg". Sempre que conseguiam poupar algumas moedas, guardavam-nas dentro de um vaso de barro chamado "pygg pot".

Os sons das vogais em inglês tinham pronuncia diferente dos dias de hoje. Durante a época dos Saxões a palavra "pygg" era pronunciada como "pug". Mas como a pronuncia do "y" mudou de "u" para "i", "pygg" começou a ser pronunciada como "pig". 

Talvez por coincidência, a palavra antiga para "pigs" (porco) era "picga", mas na idade média evoluiu para "pigge", talvez pelo facto de os animais andarem pela lama (pygg mud) e sujidade.

Nos anos seguintes, com a evolução do inglês a palavra pygg (em argila) e pigge (animal), acabaram por pronunciar-se da mesma maneira e os Europeus lentamente se foram esquecendo do pygg que antes se referenciava a potes e jarros de barro. Assim no século XIX, as cerâmicas começaram a receber pedidos de "pygg banks" e eles começaram a produzir mealheiros em forma de porcos.

Fonte aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário