quarta-feira, 15 de abril de 2015

Lá vem a charada #1

Olhem meus amigos, escusam de me perguntar quando é que a Cheryl faz anos, porque eu não sei!

Isto é muita areia para a minha camioneta, muita informação para esta cabecinha de alho chocho, muito pensamento para uma mãe que tem toneladas de roupa para ir passar a ferro e que passou um dia inteirinho em reuniões. Pode ser que amanhã de manhã, pela fresquinha eu consiga pensar e descobrir o raio da data do aniversário da miúda!

Quer dizer, agora já não preciso! é que eu tenho dezenas de colegas e um marido muito competitivos e que fazem das charadas uma diversão. Então não param de me chatear com o raio da pergunta. Fazem-ma só para eu errar e eles gozarem! "Eh Eh não sabes, que totó!"

Mas desta vez bem que se enganaram... A primeira vez que me perguntaram já esta cabecinha pensadora, que estava atolada em trabalho e não teve paciência para resolver a charada, tinha feito batota. Isso mesmo, leram bem, BATOTA. Eu já tinha ido ver a resposta às soluções! E assim que começavam a fazer a pergunta, já eu estava a dizer a data! Ficava tudo com cara de parvo e a pensar "Mas como é que ela sabe quem é a Cheryl" ou "É pá, mulher inteligente" ou então "Esta só podia ter feito batota!". Bem, alguns acertaram. Fiz batota e não tenho vergonha de o admitir! E não me venham cá dizer que a maior parte de vocês não o fez! Porque eu sei que fez... Mas deixem lá eu guardo o segredo aqui no blog...

Bom, mas para quem não sabe do que eu estou a falar, é que anda aí um exercício de matemática viral, que foi colocado aos alunos entre os 14 e os 16 anos, numa espécie de olimpíadas de matemática (podem ver a notícia aqui) e que toda a gente quer resolver para mostrar o quanto é inteligente!
 
Para os preguiçosos como eu, aqui fica a resolução, não oficial, que pedi ao B. para escrever enquanto eu vou começar a passar as toneladas de roupa que aqui tenho!
Só espero que o B. (pai) tenha passado a inteligência à B. (filha), para quando ela me vier com estas coisas eu lhe dizer "Pergunta ao pai! O pai é que sabe!"

Pista 1: Albert - I don't know when Cheryl's birthday is, but I know that Bernard does not know too.
Os dias variam entre o 14 e o 19, mas apenas o 18 e o 19 aparecem uma vez. Se o Bernard não sabe a data de aniversário, significa que não pode ser um dia único na lista, uma vez que ele só sabia o dia. Portanto estão de fora as datas com os dias 18 e 19.

Resta a lista:
May 15       May 16
June 17
July 14        July 16
August 14   August 15   August 17

Como é que o Albert sabia que o Bernard não sabia a data?
Porque o Cheryl disse ao Albert que o seu mês de aniversário era Julho ou que o seu mês de aniversário era Agosto. Como o Albert já sabia que o mês de aniversário tinha dias repetidos com os outros meses, ele sabia que o Bernard não sabia a data.

Resta a lista:
July 14        July 16
August 14   August 15   August 17

Pista 2: Bernard - At first I don't know when Cheryl's birthday is, but I know now.
Como o Bernard ficou a saber que o Albert não sabia, mas que após a primeira pista já sabe, concluímos que o dia 14 não pode ser porque está repetido na lista, sobrando então:

Resta a lista:
July 16
August 15   August 17

Pista 3: Albert - Then I also know when Cheryl's birthday is.
Para o Albert também já saber a data do aniversário, significa que é Julho pois o mês de Agosto está repetido e se fosse este ele não saberia que dia era!

Resposta:
July 16

Sem comentários:

Enviar um comentário